- A análise dos resultados obtidos nessa avaliação servirá de parâmetro para a realização de ações que busquem desatar os nós que emperram o fluxo escolar. Por isso, todos os esforços devem ser envidados no sentido de garantir a isenção na elaboração da avaliação e na interpretação do diagnóstico, pois uma análise viciada levará ao mascaramento da real situação do ensino e da aprendizagem, o que comprometerá a eficácia das ações que se fundamentarem nesses resultados;
- Não deve ser um modismo, uma manifestação de autoritarismo ou uma punição; deve estar ligada às instituições em uma prática de aprovação, visando a melhoria contínua da instituição;
- Os resultados devem servir como um diagnóstico, mas que não se deve pôr como conclusivo, já que o universo acadêmico e essencialmente dinâmico, passível das mais variadas mudanças; é uma radiografia de uma situação momentânea;
- A Avaliação Institucional não pode se transformar em um transtorno para a instituição, sugadores de recursos, dispendiosa e pesada. Cabe aos especialistas em avaliação, em parceria com os profissionais envolvidos, planejar e executar juntos o processo de avaliação.
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
.: O QUE FAZER COM OS RESULTADOS? :.
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